Exposição voltada para a prevenção do tabaco acontece no Memorial Coruripense

Começou na última terça-feira (27) a exposição “O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória” e vai até o dia 30 agosto, no Memorial Coruripense. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e tem como objetivo reforçar as ações da pasta voltadas para conscientizar a população de Coruripe contra os danos provocados pelo tabaco à saúde.

Ao todo são 22 painéis, que explicam, didaticamente, o início do uso do tabaco por volta de 1000 a.C., as estratégias de publicidades criadas pela indústria tabagista, os embates travados entre as organizações brasileiras ligadas à saúde e a indústria do fumo no século XX e o resultados das ações de controle do tabaco no Brasil.

A exposição é mais uma das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde no combate ao tabagismo. Na semana do dia 31 de maio, que é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, a equipe da SMS realizou uma séries de ações educativas – como visitas às escolas e panfletagem nos espaços públicos da cidade – para orientar a população sobre os danos provocados pelo tabaco.

Além disso, existe um programa permanente de combate ao tabagismo voltado às pessoas que desejam parar de fumar. Segundo a SMA, os interessando em serem contemplados pelo programa devem se dirigir até qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município ou procurar o Núcleo de Promoção de Saúde na sede da secretaria.

A entrada da exposição “O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória” é franca e ficará aberta no horário das 8h às 12h e das 14h às 16h.