Agosto Lilás: Prefeitura de Coruripe realiza ação em parceria com o Ministério Público Estadual

A Prefeitura Municipal de Coruripe, por meio da Secretaria de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher e da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério Público Estadual, promoveu uma ação de Culminância da Campanha Agosto Lilás, que tem como foco conscientizar sobre o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O evento aconteceu na quadra da Praça René Bertholet em Pindorama e contou com participação de mais de 200 pessoas, em sua maioria mulheres atendidas pelos programas sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A secretária de Assistência Social, Verônica Rocha, falou sobre a importância da temática. “Esse momento visa orientar e conscientizar as nossas mulheres a respeito dos seus direitos e onde elas devem ir quando esses direitos são violados, essa é uma ação muito importante que tem como foco trabalhar a proteção delas”.

A Promotora de Justiça Hylza Paiva Torres (Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher do MP/Alagoas), ministrou uma palestra com o tema: “10 sinais de um relacionamento abusivo”, e destacou pontos relevantes da luta da mulher e dos órgãos de proteção, bem como reforçou a importância da sociedade na defesa das vítimas.

“As mulheres que sofrem qualquer tipo de violência precisam saber que existe uma rede proteção sempre pronta para atendê-las. Ela é composta pelo Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar e centros de referências através das Secretarias de Assistência Social, e está sempre com equipes preparadas para acolher e adotar as medidas judiciais cabíveis” enfatizou a promotora.

As representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Elma Liliane (Gerente de Atenção Primária) e Inês Brandão (Supervisão da Saúde da Mulher) reforçaram as falas da representante do MP/AL e pontuaram sobre a rede de proteção e assistência disponível para às mulheres.

A mesa do evento foi composta, também pelo secretário de Saúde Everaldo Vieira Neto, secretário de Governo Maykon Beltrão, representante da Cooperativa Pindorama Alda Calheiros, além da promotora Hylza Paiva, secretária Verônica Rocha e das representantes da secretaria de Estado da Saúde Elma Liliane e Inês Brandão.

O momento contou com testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, aferição de pressão arterial e glicemia, além de vacinas contra o tétano e hepatite B.