Professora de Coruripe é uma das 18 vencedoras do Prêmio Espírito Público

A educação de Coruripe, referência no estado de Alagoas e nacionalmente com o melhor IDEB do país, tem mais um motivo para comemorar. A servidora Fabiana Silva Rocha, coordenadora de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi uma das 18 vencedoras do Prêmio Espírito Público 2019, que é a maior premiação de reconhecimento de trajetórias no setor público brasileiro.

Foram mais de 1.000 profissionais inscritos e que concorreram à honraria que será entregue aos vencedores no próximo dia 28 de outubro. A educadora coruripense foi uma das três vencedoras na categoria Educação, selecionada por um corpo de jurados composto por mais de 160 especialistas, que buscaram avaliar histórias de servidores públicos comprometidos em entregar o melhor para o cidadão.

Fabiana teve conhecimento da premiação por meio de uma professora com quem já tinha trabalhado. “Ela me disse que o prêmio era a ‘minha cara’. Achei que eram muitas pessoas no país para que eu tivesse alguma chance de ganhar. Mas resolvi tentar e deu certo. Fiquei muito emocionada e feliz com o resultado, além de poder participar da imersão internacional”, conta.

No próximo mês de setembro, os 18 vencedores participarão, durante 10 dias, de uma imersão internacional de aprendizagem na Alemanha. “É uma oportunidade única para conhecer outras histórias inspiradoras e de contato com o serviço público em outro país”, destaca a educadora.

Com um currículo extenso, Fabiana Silva Rocha é servidora pública há 19 anos, pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Gestão Escolar, atuando como coordenadora, diretora, gerente, articuladora municipal de ensino e docente de disciplinas de graduação em pedagogia e pós-graduação. Elaborou projetos com foco na aprendizagem e exerceu o cargo de gerente regional, selecionada por mérito devido a nota obtida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola em que foi diretora em 2013.

Por meio da execução coletiva de um projeto de sua autoria, Coruripe conseguiu alcançar os melhores índices educacionais em Alagoas no ano de 2017. Atualmente é integrante do Núcleo Conectando Saberes da Fundação Lemann com ações desenvolvidas no município, além de realizar formações, promover momentos para compartilhamento de experiências e está à frente de um novo projeto em prol do IDEB 2019.

O Prêmio Espírito Público é realizado pelo movimento Aliança – coalização entre as fundações Lemann e Brava, e os institutos Humanize e República – junto à Agenda Brasil do Futuro, com o suporte de diversos parceiros. Em um cenário repleto de estigmas negativos, a premiação tem como objetivo mostrar profissionais e suas histórias que fazem a diferença do setor público.

RESULTADOS NO IDEB

Os resultados da educação pública de Coruripe, de fato, são surpreendentes e já se tornou referência no estado e no Brasil. Na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em 2017, o município teve nota 8,5 nas séries inicias e 6,3 nas séries finais.

Mas o resultado mais impressionante ficou com a Escola de Educação Básica Vereador José Wilson, localizada na zona rural, que tirou a impressionante nota 9,9 no IDEB, a melhor entre todas as instituições de ensino fundamental inicial avaliadas pelo indicador. Um recorde, bem acima da média nacional, que foi de 5,8 no ano de 2017.