Ascamare recebe visita técnica de biólogas da Semarh

A Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis São José (ASCAMARE), junto com a equipe técnica da Prefeitura de Coruripe, recebeu na manhã desta quarta-feira (07) biólogas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que vieram realizar um levantamento do panorama atual da Associação em vários aspectos, como por exemplo, a situação da coleta seletiva, das bicicletas, dos pontos de entrega voluntária, dos associados entre outros.

O objetivo da ação é obter elementos para elaboração de um diagnóstico para garantir qualidade de vida a esses catadores e reduzir os danos ao meio ambiente.

As assessoras técnicas Lenilda Rodrigues e Elisangela Tavares comentaram que a pauta é conhecer a realidade dos catadores no Estado e viabilizar políticas públicas para eles continuarem a realizar a valiosa contribuição na sustentabilidade do planeta, como é o caso da Ascamare, onde já pode ser medido seu avanço, concluíram.

Com o encerramento de 100% dos lixões em Alagoas, as cooperativas e associações se fortaleceram e aumentaram a produção e, para continuarem seu trabalho, a sensibilização da população deve ser constante, com campanhas educativas para mobilizar a comunidade na participação efetiva e ativa na implantação da coleta seletiva.

A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis São José também conta com o apoio de uma comissão técnica da Prefeitura de Coruripe e da Agência de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Coruripe (Adelisco).

Essas parcerias objetivam trazer melhorias para a cadeia produtiva de recicláveis com a inclusão dos catadores de forma organizada, realizando investimentos no processo da gestão e da competitividade, por meio de orientações que fortalecem o associativo local.