Mensagem do prefeito Joaquim Beltrão sobre os ônibus estudantis

Ontem tive uma reunião com os estudantes do nosso município para tratar sobre a questão dos ônibus. Apesar da situação delicada que estamos enfrentando, tenho plena convicção de que quando apelamos para a democracia e o bom senso, conseguimos encontrar uma solução ou, ao menos, um apontamento para que tenhamos um desfecho favorável aos estudantes, que tanto orgulham Coruripe.

Fui de coração aberto, para ouvir os alunos, pais de alunos, vereadores e minha equipe. Depois de mais de duas horas de diálogo, como deliberação foi criada uma comissão composta por seis estudantes, cinco vereadores e o poder executivo municipal – representado pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Suprimentos – com o objetivo de chegarmos a um entendimento.

Durante a reunião, confesso que passou um filme pela minha cabeça ao relembrar o passado. Ainda no final da década de 90, quando fui prefeito pela primeira vez, quase não tínhamos no município profissionais com nível superior. Por uma iniciativa da minha gestão naquela ocasião, busquei viabilizar transporte escolar 100% gratuito aos jovens para capacitá-los e, consequentemente, terem mais oportunidades no mercado de trabalho. Foi um investimento pensado a longo prazo realizado lá atrás e, hoje, conseguimos colher os frutos.

É importante ressaltar que o executivo municipal não tem como atribuição subsidiar ônibus para o ensino superior e médio-técnico, pois, constitucionalmente, a prioridade das prefeituras é com o ensino fundamental e educação infantil básica. Ainda assim, sempre tivemos a educação como prioridade e entendemos a importância de ofertar transporte escolar gratuito para que, os jovens, possam ter acesso ao ensino superior/cursos técnicos em outras localidades e, no futuro, contribuam para o desenvolvimento da cidade.

Felizmente a demanda aumentou, hoje são centenas de estudantes universitários, institutos federais e cursos técnicos que saem diariamente em busca de um futuro melhor para eles e suas famílias. São verdadeiros guerreiros, orgulhos da nossa terra. Mas quanto maior o número de pessoas que utilizam os ônibus, aumenta a responsabilidade da prefeitura para que o serviço seja oferecido com mais segurança e comodidade aos usuários.

Por essa razão, em uma decisão acordada entre a Promotoria de Justiça e a prefeitura, foi lançado no dia 18 de julho o Edital nº 04/2019 de recadastramento dos estudantes. Ao todo são 15 veículos (14 para Maceió e um para Penedo) e em torno de 650 vagas disponibilizas, com rotas nos horários da manhã, tarde e noite, para atender, prioritariamente, os alunos de baixa renda.

Entretanto, tenho consciência de que o número não contempla hoje todos os estudantes que necessitam do serviço. E é, por esse motivo, que estamos em busca de uma solução o mais rápido possível para que ninguém precise interromper os seus estudos. A criação da comissão ontem vai ao encontro desse entendimento e nos empenhamos também em buscar recursos em Brasília para que sejam adquiridos mais ônibus. Inclusive, as inúmeras ligações que fiz aos parlamentares da bancada de Alagoas deram certo e recentemente conquistamos uma emenda do deputado federal Marx Beltrão, no valor de R$ 1,6 mi, que será usada para comprar os novos veículos.

Mas até lá, a Prefeitura Municipal de Coruripe estará concentrada em estudar uma solução para agora. Fiquem tranquilos, pois como falei, a educação é uma prioridade da gestão do prefeito Joaquim Beltrão.