Unidade Básica de Saúde Diva Beltrão Azevedo é inaugurada

Na manhã de ontem (17) o prefeito Joaquim Beltrão e a vice-prefeita Dra. Dalva Edith participaram da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS), no distrito Bonsucesso, que leva o nome de uma conterrânea que foi muito importante na construção da história de Coruripe, Dona Diva Beltrão Azevedo. A comunidade recebeu a UBS ampliada, reformada e com uma nova estruturação física para atender aos moradores da localidade. Na ocasião houve a entrega de duas ambulâncias que atenderão Santa Terezinha e a região do Centro da cidade.

A solenidade foi marcada por emoção, homenagens, reconhecimentos, elogios e contou com a presença de autoridades municipais, funcionários públicos, familiares, amigos da homenageada e de moradores da região que direta ou indiretamente conheceram essa personalidade tão ilustre.

Em nome de toda a família, Durval Lessa Beltrão (Dudu) falou um pouco sobre a trajetória da avó, agradeceu a justa homenagem e deu o testemunho. “A história de nossa mãe foi construída em três pilares, trabalho, amor ao próximo e família. No trabalho, de maneira incansável, fazia tudo que julgava necessário, cortava cana, vendia no barracão, enchia caminhão, apagava incêndio, queimava coivara sem nunca reclamar de cansaço, conselheira, foi um porto seguro para quem a procurava, foi também parteira, receitava remédios, fazia curativos. E se o momento era de festa, também chegava com presentes, vestido de noivas e toda sorte de ajuda para que nada faltasse. Criou seus filhos com muita sabedoria e simplicidade e seu exemplo de amor e união os fizeram privilegiados em tê-la como mãe. Vó Diva deixou um legado de retidão, força de trabalho, de capacidade de não desistir jamais diante das dificuldades e de alguém que amava a vida e a liberdade”, declarou emocionado.

O secretário Municipal de Saúde, Everaldo Vieira Neto, falou: “Quando se trata de proporcionar saúde de melhor qualidade à população o prefeito Joaquim Beltrão, a vice-prefeita Drª. Dalva Edith e nós da secretaria, desde as equipes que cuidam das pessoas nas Unidades de Saúde e todos os servidores da sede, fazemos de tudo para garantir um trabalho de qualidade com atendimento humanizado, porque a saúde aqui é feita por todos e para todos. Essa UBS e as duas ambulâncias que estão sendo entregues nesta manhã faz parte de um planejamento elaborado pelo deputado estadual Yvan Beltrão, quando secretário de Saúde na época e tem sido nosso apoio junto com o deputado federal Marx Beltrão para muitas conquistas, não esquecendo toda a equipe da prefeitura de Coruripe e aos nossos vereadores que têm uma responsabilidade muito grande com o município”, ressaltou Everaldo.

“A UBS ficou linda. Já fui conhecer antes mesmo de abrir e vi que está tudo organizado.” disse a aposentada Maria José Santos e assim como ela, outros moradores da comunidade prestigiaram a inauguração da UBS e viram concretizada mais uma ação da Administração Municipal.

“Foi bom recordar, neste instante de tanta emoção para nós, o excelente papel de vida desta mulher tão guerreira, que desde cedo se destacou no empreendedorismo trabalhando em um espaço prioritariamente masculino. Mãe abnegada não só dos seus, trabalhadora, mulher corajosa, que não conhecia o significado do verbo descansar. Esta Unidade sempre será marcada pela história de uma mulher que deu exemplo de vida”. Em seu pronunciamento, o prefeito fez questão de relembrar também sobre planejamento fruto de muita luta, persistência e trabalho político do município para que as UBS tenham suas sedes próprias e equipamentos para ofertar atendimento digno ao povo.

A inauguração contou ainda com a benção do Padre Oliveira, pároco de Pindorama que conduziu a imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal e doada pela família para a unidade Diva Beltrão Azevedo.

A UBS de Bonsucesso conta com consultórios, salas de vacinação, procedimentos, nebulização, curativos e esterilização. Além de novos equipamentos e uma equipe com médico, dentista, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), conta espaço para atividades do Nasf que trabalhará a promoção à saúde e qualidade de vida dos pacientes.