Curso de Boas Práticas de Separação dos Materiais Recicláveis e Noções de Manutenção de Prensa Enfardadeiras são ofertados a ASCAMARE

Na última semana a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis São José (ASCAMARE) recebeu em sua unidade a capacitação “Boas práticas de separação dos materiais recicláveis e noções de manutenção de prensa enfardadeira ministrado por instrutores do Senai Alagoas”. O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos tecnológicos sobre as boas práticas de separação dos materiais recicláveis, reconhecer técnicas de separação desses materiais e técnicas básicas de manutenção de prensa enfardadeira.

Esse é o primeiro módulo de uma série de capacitações que irá percorrer o estado através do Projeto Reciclado em Alagoas, promovido pelo Sebrae em Alagoas e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

José Barrerito, presidente da ASCAMARE, falou um pouco sobre a ação. “Está acontecendo o que a gente mais deseja que seja a continuação das melhorias das nossas vidas como um todo. Já conquistamos nosso espaço e a cada momento que aprendemos avançamos mais”, disse Barrerito.

“Sem o conhecimento os catadores misturam os plásticos e comercializam tudo junto; assim perdem dinheiro. Antes eles vendiam a garrafa pet com tampa e tudo junto, agora eles já sabem que eles devem ser vendidos separadamente, porque a tampinha tem outro valor de mercado” explicou o coordenador João Xanxão, representante da Adelisco e da secretaria de Indústria, Comércio Economia Solidária, Pesca e Aquicultura.

A ASCAMARE também conta com o apoio de uma comissão técnica da prefeitura de Coruripe e da Agência de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Coruripe (Adelisco).

Essas parcerias objetivam trazer melhorias para a cadeia produtiva de recicláveis com a inclusão dos catadores de forma organizada, realizando investimentos no processo da gestão e da competitividade, por meio de orientações que fortalecem o associativo local.