Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas é tema da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Com o tema Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas, a Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher, deu início na manhã de ontem (22) a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento foi aberto oficialmente pela secretária Verônica Rocha e contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonieta Lopes, do representante da Câmara Municipal de Vereadores de Coruripe, vereador Laranjinha, da representante dos usuários D. Socorro, representante de educação Maria Marques e da a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Betânia Jatobá, que seguindo a programação ministrou a palestra sobre a temática da 3ª Conferência e colocou em discussão, além dos direitos, os desafios da terceira idade.

.A secretária falou sobre todo trabalho desenvolvido na prefeitura através da secretaria de Assistência Social para fortalecer e garantir os direitos das pessoas idosas por meio de políticas públicas. “Essa Conferência trouxe uma temática muito importante, aqui é o momento de esclarecer, formatar e organizar eixos para trabalharmos essa política. Estamos satisfeitos ao ver o comparecimento de forma massiva dos usuários que recebem todos os benefícios ofertados a pessoa idosa e juntos vamos construir esse documento que vai ser levado para Conferência Estadual e, depois, para a nacional, para fortalecermos nossos direitos”, destacou Verônica Rocha.

Logo em seguida aconteceu a leitura do Regimento Interno da Conferência e a programação continuou com debates que foram divididos por eixos que trataram dos Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas.

As Conferências de Direito das Pessoas Idosas são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, no qual todos terão a oportunidade de debater acerca dos principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas que refletem no envelhecimento da população e na condição de vida das pessoas idosa, atualmente e nos próximos anos.