Secretaria de Assistência Social realiza reuniões com moradores dos conjuntos residenciais Manoel Lessa, Luís Simões II e III e Deputado Nelson Costa

A Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher, por meio da equipe técnica do Projeto de Trabalho Social (PTS), realizou ontem (22) reuniões com os moradores dos residenciais Manoel Lessa, Luís Simões II e III e Deputado Nelson Costa.

O objetivo das reuniões foi apresentar propostas de ações que serão desenvolvidas com os moradores dos residenciais. Já o Projeto de Trabalho Social visa desenvolver ações de apoio e fortalecimento à participação efetiva das famílias beneficiárias, na implementação do projeto nos conjuntos.

Através de atividades que promovem a inclusão social e produtiva, fortalecendo a garantia de habitabilidade familiar e comunitária, a geração de renda e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dessas famílias. O PTS prevê também a interlocução dos usuários com os demais segmentos sociais, bem como com as diversas políticas públicas existentes no município.

A coordenadora do projeto, Fernanda Emanuelle, agradeceu a presença dos moradores em nome do prefeito Joaquim Beltrão e da Secretária de Assistência Social Verônica Rocha. Aproveitou a ocasião para falar sobre a importância da comunidade participar ativamente das ações do PTS.

“É importante destacar que as atividades com os beneficiários que estão inseridos no Programa Minha Casa Minha Vida Faixa 1 – Famílias de Baixa Renda deverão observar as particularidades de cada empreendimento, visando à criação e fortalecimento das associações de moradores, na qual promovem a autonomia e o protagonismo social dos moradores”, enfatizou a assistente social e técnica do Projeto Social, Tâmara Alves.

O trabalho no âmbito da Educação Ambiental e Patrimonial será realizado em parceria com a Ascamare e o Inan, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente, do patrimônio; e prevendo o desenvolvimento socioeconômico das famílias, objetivando a articulação de políticas públicas das diversas áreas, incluindo o apoio e a implementação de iniciativas de geração de trabalho e renda.

Outras atividades também visam fortalecer o protagonismo social dos moradores, dentre elas: cursos gratuitos de Informática Básica, Oficina de Reaproveitamento de Alimentos e Técnica de Manicuro e Embelezamento dos Pés, além de oficinas, palestras e reuniões.

A técnica de Projetos Sociais pontuou ainda trechos dos contratos habitacionais. “É importante se atentar também, que visa prática irregular vender, alugar, ceder, utilizar o imóvel para uso exclusivo comercial, ou deixar o mesmo desocupado, pois configura “quebra de contrato”, dessa forma a Gerência Executiva de Habitação – GIHAB/ME pode solicitar a adoção das medidas judiciais cabíveis”, completou Tâmara Alves.

A equipe técnica que irá acompanhar os moradores do Residencial Manoel Lessa & Luis Simões ll e lll é composta pela assistente social Tâmara Alves, psicóloga Débora Lessa, e auxiliar administrativa Edjane Pinheiro. A equipe de referência do Residencial Deputado Nelson Costa, terá como assistente social Kátia Marcela França, psicóloga Evanir dos Santos e auxiliar administrativa Evelyn Layanne Oliveira.