Ônibus da Defensoria Pública de Alagoas atendeu moradores de Coruripe

Entre os dias 18 e 19 de julho os moradores de Lagoa do Pau e Pontal do Coruripe tiveram acesso a orientações jurídicas, informações sobre andamento de processos e passaram por uma triagem para o ingresso de ações cíveis no ônibus Expresso da Cidadania, da Defensoria Pública de Alagoas e que esteve mobilizado na cidade com o apoio da Prefeitura Municipal de Coruripe.

O mutirão de atendimento itinerante foi totalmente gratuito para a população e atendeu cerca de 60 pessoas nos dois dias. Na lista dos serviços que foram ofertados, estão inclusos: ajuizamento de ações de pensão alimentícia, investigação de paternidade, divórcio, partilha de bens, inventário, alvará (retirada de valores deixados por falecidos em bancos), usucapião, suprimento de registro civil de nascimento e de óbito, interdições, entre outros.

A professora Ana Flávia foi uma das moradoras do Pontal que ouviu o carro de som com a divulgação do Expresso da Cidadania e compareceu na manhã de hoje (19). “Estou aqui para regularizar o meu estado civil. Vivo há muitos anos com meu companheiro, porém nunca nos casamos e agora, por meio da Defensoria Pública, vou aproveitar a oportunidade para dar início ao reconhecimento da nossa união estável”, relatou a educadora.

Segundo uma das defensoras públicas de Coruripe e que deu plantão no Pontal, Lívia Telles Riso, o atendimento itinerante promove ações de menor complexidade, porém significativas para às pessoas que são beneficiadas. “Os serviços mais comuns buscados são os divórcios, pedidos de pensão alimentícia e entrada no processo de reconhecimento da união estável, pois muitos casais moram junto sem fazer a escritura pública da união estável”, explicou a defensora.

O atendimento itinerante do Expresso da Cidadania tem como objetivo divulgar as ações da Defensoria Pública de Alagoas nos municípios onde possuem defensores. Coruripe é destaque no estado por ser uma das poucas cidades que possui dois defensores públicos que atendem de segunda à sexta pela manhã, no Fórum da Comarca localizado na AL-101.