Aplicativo ajuda no combate ao Aedes aegypti em Coruripe

Você sabia que existe um aplicativo para combater o mosquito Aedes aegypti? É o Juntos pela Saúde Alagoas, ferramenta desenvolvida pelo Governo do Estado e que pode ser usada pelos cidadãos de Coruripe para denunciar os focos de mosquito.

A tecnologia existe desde 2016 e funciona como um canal de comunicação eficiente, prático e rápido entre a população e a gestão pública. Ao constatar algum foco do Aedes – seja em casa ou na rua -, por meio do aplicativo é possível fazer o registro com a possibilidade de adicionar fotos, vídeos, mensagem de voz e a localização do local. A denúncia é feita também de maneira anônima.

Após receber a notificação, o procedimento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) será de encaminhar os agentes de endemias para averiguar o local, apurar o registro enviado e eliminar os focos caso sejam encontrados.

O aplicativo é um aliado importante no combate ao Aedes aegypti em Coruripe, que nos últimos meses teve um aumento no número de notificações de pessoas com suspeita de dengue, zika e chikungunya. Segundo dados da SMS, só em junho foram 15 casos notificados e em julho, até o presente momento, já foram sete. A média, antes do período de chuvas, era de uma notificação a cada dois meses.

Além do trabalho que já é desenvolvido pelas equipes de saúde que atendem os pacientes, mais as ações dos agentes de edemias, que orientam o cidadão e eliminam os focos encontrados, é importante que haja conscientização da população e que cada um faça a sua parte, conforme destacou Andressa Vasconcelos, coordenadora da vigilância de saúde e responsável pelo setor de edemias.

E uma das maneiras da população colaborar é permitindo a entrada dos agentes de edemias em suas residências para a realização de vistorias, não descartar resíduos sólidos na rua e usar o aplicativo Juntos pela Saúde Alagoas para denunciar de maneira prática, monitorar e trocar informações sobre possíveis criadouros de mosquito.

A plataforma pode ser baixada gratuitamente nas lojas online Google Play e App Store.