Agentes de endemias são contemplados com kits de material de trabalho pela Secretaria Municipal de Saúde

O secretário municipal de Saúde, Everaldo Vieira Neto junto com a coordenadora da Vigilância em Saúde, Andressa Vasconcelos, entregaram na manhã de hoje (12), os novos kits com material de trabalho para os agentes de endemias de Coruripe.

Os 38 profissionais foram contemplados com os itens necessários para visitar cada casa e realizar as atividades de orientação e combate ao Aedes Aegypti nos bairros, povoados e distritos. O kit contém – além de protetor solar para o uso diário – objetos importantes de identificação, como: bonés, crachás, coletes, pranchetas e camisa com proteção UV e também material de inspeção: como lanternas, pesca larvas, entre outros.

É importante ressaltar que é necessário, também, o apoio da população coruripense na luta contra a proliferação da dengue, zika vírus e chikungunya, ou seja, eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d´agua e piscina, e evitar o acúmulo de lixo nas ruas.

O secretário de Saúde reforçou a importância do trabalho dos agentes de endemias. “Eles são fundamentais no combate ao mosquito, os novos equipamentos também irão ajudá-los a fazer o trabalho com mais precisão, porém a população precisa entender a necessidade de agir, realizando pequenas e simples ações dentro de suas casas, na vizinhança e no bairro. Se cada um colaborar, o mínimo que seja já teremos um grande resultado”, enfatizou Everaldo Vieira.

“Esses novos equipamentos são essências no combate aos focos do mosquito, além de trazer mais segurança para desempenharmos nossa função, em especial a camisa UV, que será uma proteção a mais, visto que andamos muito no sol”, destacou o agente, Alan Ferreira.