Descarte correto de medicamentos vencidos e atividades da Farmácia Central Municipal são temas do Programa Avança Coruripe da semana

O programa Avança Coruripe de ontem (26) recebeu a farmacêutica Maria Tereza Raquel, da Coordenação de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde. Na pauta da entrevista, as atividades da Farmácia Central e a importância de realizar o descarte correto de medicamentos vencidos e objetos perfurocortantes.

A farmácia central municipal fica na sede da Secretaria de Saúde e atende usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do município. Cerca de 400 tipos de medicamentos são disponibilizados pela farmácia.

O descarte de medicamentos vencidos e de resíduos perfurocortantes, como agulhas e seringas usadas na administração de insulina, precisa ser feito de maneira adequada. Sobras de medicações que não recebem o destino adequado, se usadas por outras pessoas, podem causar reações adversas graves e intoxicações.

O meio ambiente também é muito prejudicado, pois se o descarte inadequado de medicamentos for realizado através do esgoto e pelo lixo comum, pode levar substâncias químicas contidas nessas medicações aos lençóis freáticos, rios e córregos, ocasionando a contaminação da água que usamos para o nosso consumo diário.

“Sempre que entregamos medicamentos, seringas e agulhas na Farmácia Central, orientamos as pessoas para que devolvam os resíduos perfurocortantes usados e medicações vencidas à secretaria, para que possam ter o descarte correto. O secretário de Saúde, Everaldo Viera Neto, expandiu o contrato com a Serquip – Alagoas que já faz esse recolhimento em nossa sede e agora, todas as unidades de saúde receberão equipamentos para que esses materiais sejam armazenados até o dia da empresa realizar o recolhimento nessas unidades. O objetivo dessa ação é facilitar o descarte para as pessoas que moram longe de nossa sede e uma forma também de incentivá-las a devolver esse material que pode causar muitos danos”, enfatizou a farmacêutica, Maria Tereza Raquel.