Curso de pintura é promovido para idosos e crianças em Barreiras

A Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher e a Biblioteca Comunitária de Barreiras realizaram, no distrito de Barreiras, um curso de Pintura em Tela para idosos e crianças integrantes dos projetos desenvolvidos pela biblioteca.

O curso de geração de renda teve duração de 30h aulas e foi ministrado pelo professor de pintura em tela e azulejo, Jefferson Léo. O objetivo da capacitação foi trabalhar a motivação dos participantes, desenvolver novas habilidades e, também, contribuir com a geração de renda da comunidade.

“É muito gratificante saber que esse aprendizado vai fazer a diferença na vida dessas idosas, percebi que esse curso serviu como uma terapia ocupacional para elas, que saem de casa e aqui encontram distração, aprendem algo novo e voltam mais felizes”, disse o professor.

Maria Madalena, de 61 anos, que pintou pela primeira vez no curso, falou sobre a experiência. “Participar das atividades da biblioteca, em especial deste curso de pintura, tem me ajudado bastante, pois sou portadora de uma doença que não tem cura, autoimune e que mexe muito com o meu emocional. Aqui tem sido a minha válvula de escape onde aprendo, converso, me divirto e compartilho as minhas experiências. Tudo isso tem sido muito importante para a evolução do meu tratamento. Pintei aqui pela primeira vez, me apaixonei e não quero mais largar”, falou emocionada a participante.

O encerramento do curso aconteceu na tarde de ontem (11), com a entrega dos certificados pela secretária da pasta, Verônica Rocha. Participou do evento a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dayse Uchôa, o coordenador do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Denivaldo Soares, professores da escola local, além de representantes da comunidade.

“Momentos como esse mostram a importância de resgatar e valorizar da autoestima dos idosos. A cada depoimento, percebemos a diferença que ações desse tipo fazem na vida dessas pessoas. Agradeço, em nome do prefeito Joaquim Beltrão, a idealizadora desse projeto tão bacana, Juvina Alice, funcionária da biblioteca, além de todos do nosso município que, por meio de seus projetos, buscam fazer de nossa cidade um lugar melhor”, concluiu a secretária.