Grêmios Estudantis, Suicídio e Automutilação são pautas do Programa de Rádio Avança Coruripe

O programa Avança Coruripe da última quarta-feira (05) recebeu a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Adinete Ribeiro, e o professor de Geografia e responsável pelo Grêmio Estudantil da Escola Cláudio Daniel, Weverton Silva.

Na pauta a reestruturação dos grêmios estudantis e a implantação nas escolas da rede pública do município, além do projeto Suicídio e Automutilação: Papo de jovem para jovem.

As unidades básicas de ensino já executaram o passo a passo para a implantação dos grêmios e, através do voto direto, os membros foram escolhidos para representar a classe estudantil.

A Secretaria Municipal de Educação já trabalhava dentro das escolas as temáticas violência, drogas, gravidez na adolescência, depressão, suicídio e automutilação. Porém, com a implantação dos grêmios estudantis, esses temas estão sendo fortalecidos através de projetos realizados de jovem para jovem.

Segundo a coordenadora de projetos da Semed, Adinete Ribeiro, o projeto é importante para que esses assuntos sejam absorvidos de forma mais leve, porém com a seriedade necessária. “Quando um professor, pai ou qualquer outro adulto aborda uma dessas temáticas, muitas vezes soa como imposição ou ‘caretice’ e, quando o papo é de jovem para jovem, já percebemos a diferença e o engajamento dos adolescentes”, disse.

Weverton Silva comentou sobre um dos projetos. “O suicídio e a automutilação são assuntos que estão sendo muito repercutidos e que preocupa a população. As escolas estão em ação, juntas com a SEMED, debatendo estes temas com os alunos através dos grêmios, com palestras de profissionais, gincanas, entre outras ações”, concluiu professor.

Sobre o Grêmio Estudantil

Grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola.