Dia Mundial da Luta contra o Tabagismo é celebrado em 31 de maio

O Dia Mundial da Luta contra o Tabagismo é celebrado anualmente em 31 de maio. Também conhecido como “Dia Mundial Sem Tabaco” ou “Dia Contra o Cigarro”, a data tem o objetivo de alertar os fumantes e toda população sobre os perigos do tabagismo para a saúde e também lembrar os benefícios de uma sociedade livre de cigarros.

A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987. No Brasil, quem coordena as atividades de conscientização sobre os perigos do tabaco é o Instituto Nacional de Câncer, José Alencar Gomes da Silva (INCA), um órgão ligado ao Ministério da Saúde.

De acordo com o INCA, 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. E conforme dados do Instituto, 12,6% de todas as mortes registradas no país são atribuídas ao tabaco. Ao todo, 156.216 mortes poderiam ser evitadas todos os anos caso o uso do tabaco fosse eliminado da vida das pessoas.

Estatísticas mais recentes da OMS apontam também que morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas, por doenças relacionadas com o tabagismo no mundo.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve desde 2017 o Programa de Controle do Tabagismo em Coruripe, através do tratamento antitabagismo com fumantes que desejam largar o vício.

O tratamento que tem duração média de um ano e é gratuito, consiste em terapias de grupo e individuais, consultas médicas, acompanhamento psicológico, medicamentos, além de adesivos, goma de mascar e pastilhas.

A SMS montou uma equipe de profissionais com médico, psicólogo, enfermeiro e técnico em saúde para atuar especialmente nesse programa. Já foram atendidos no município cerca de 300 pessoas e desse número aproximadamente 30% deixaram definitivamente de fumar.

José Adriano da Silva, pedreiro de 45 anos participou da primeira turma do programa e falou da sua experiência. “É muito gratificante me sentir livre do cigarro depois de 25 anos fumando, foram inúmeras tentativas querendo parar de fumar, mas nenhuma dava certo até conhecer através da minha esposa e também da rádio local esse programa que mudou a minha vida completamente, parei de fumar a um ano e meio”.

“Hoje tenho mais disposição, minha saúde bucal melhorou bastante, me alimento melhor e sinto o sabor desses alimentos, meu condicionamento físico é outro, até minhas finanças melhoraram, só ganhei mesmo, em especial qualidade de vida. Aconselho a quem quer parar de fumar a procurar a secretaria de Saúde, pois se perseverarem terão a vida de vocês transformadas”, completou o pedreiro.

O Programa de Controle do Tabagismo faz parte das estratégias do Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional do Câncer em parceria com o Governo do Estado de Alagoas e a Prefeitura Municipal de Coruripe.

Os interessados em participar do tratamento devem procurar o Núcleo de Controle do Tabagismo na secretaria de Saúde, ou o agente comunitário de saúde da sua área para mais informações.

 Serviço:
Programa de Combate ao Tabagismo
Rua das Oliveiras, 41, Centro, Coruripe-AL.
Contato: (82) 3273-1019
Atendimento: 08h ás 12h  e das 14h às 17h

 Fontes:

https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-sem-tabaco

http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-05/oms-alerta-para-impacto-do-cigarro-na-saude-cardiovascular

https://www.agudos.sp.gov.br/noticia/1444/dia-mundial-sem-tabaco-alerta-para-milhoes-de-mortes-relacionadas-ao-tabagismo