Coruripe sedia 1º Encontro do Grupo de Estudos e Projetos do CONISUL

Secretários e técnicos municipais de Educação dos municípios consorciados participaram do 1º Encontro do Grupo de Estudos e Projetos do CONISUL em 2019, a capacitação sobre formação continuada, levantamento das necessidades formativas das redes e das práticas municipais de formação continuada aconteceu nos dias (29 e 30) no auditório da Secretaria de Municipal de Educação de Coruripe (Semed) e é um projeto idealizado pela Oficina Municipal patrocinado pela Fundação Itaú Social.

O objetivo é fortalecer gestores municipais de modo a contribuir com o aprimoramento dos processos e das estruturas de gestão educacional, bem como com o desenvolvimento da atuação regional no âmbito da Educação.

Os temas trabalhados foram os seguintes: Dimensão Regional da Educação, Ações regionais para a Educação em 2019, Câmara Técnica da Educação do CONISUL, Regimento Interno e Grupo de Gestão de Projetos.

No primeiro dia do encontro o público assistiu à professora Vanessa Brasileiro Gama, abordando assuntos sobre processo de formação continuadas nas redes municipais de educação, processo de diagnóstico das necessidades de formação, estruturação de planos de formação continuada a partir das necessidades identificadas e monitoramento dos planos de formação continuada nas redes municipais.

Na quinta-feira (30), as ações começaram com uma visita do grupo a Escola Vereador José Wilson Melo Nascimento que atingiu a nota 9,9 e foi eleita a melhor escola do Brasil. A escola localizada na zona rural de Coruripe, no Povoado Areias atende cerca de 700 alunos da Educação Infantil ao nono ano do ensino fundamental.

Secretários e técnicos ficaram encantados com a escola e parabenizaram a prefeitura de Coruripe através da Semed pelas ações desenvolvidas para o salto de qualidade da Educação no município e também a gestora Silvânia Gouveia e equipe pelo amor ao trabalho que fazem. “Essa é a prova de que educação se faz com pessoas, com a dedicação dos nossos gestores, dos professores, das equipes pedagógicas, alunos e o envolvimento dos pais. Os avanços são importantes, mas estamos cientes de que sempre com amor podemos avançar muito mais”, afirmou Silvânia Gouveia.

Na chegada a Semed a turma foi recepcionada pela apresentação musical da Escola Municipal José de Carvalho Souza e do Balé da Escola Municipal Santa Sofia.

Continuando os trabalhos o segundo dia foi pautado na apresentação da estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes, na ocasião foi discutido como o processo de formação continuada é realizada em cada uma das redes.

Na sequência aconteceu a reunião de CTE (Câmara Técnica da Educação) avaliação e o encerramento onde todos os municípios foram contemplados com um quadro presenteado pela secretaria de Educação de Coruripe com o registro do evento que participaram.

O secretário de Educação Artur da Rocha agradeceu e parabenizou a presidente do Conisul Pauline Pereira pela parceria e falou sobre a satisfação da gestão municipal e de toda a equipe em fortalecer e contribuir no aprimoramento dos processos e das estruturas de gestão educacional em Alagoas.

Sobre o Conisul

O Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (CONISUL), é uma Associação Pública, com personalidade jurídica de direito público, natureza de autarquia intermunicipal, sem fins lucrativos ou prazo de duração, com área territorial de atuação restrita à dos municípios membros, e tem por finalidade planejar, adotar e executar ações voltadas para a realização de gestão associada de serviços e compras.

Integram o Consórcio os municípios de Anadia, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Coruripe, Campo Alegre, Igreja Nova, São Brás, Porto Real do Colégio, Roteiro, Junqueiro, São Miguel dos Campos, Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, São Sebastião e Teotônio Vilela.