Semana Nacional de Museus em Coruripe leva centenas de estudantes ao museu

Foi encerrada no último dia 22 a 17ª Semana Nacional de Museus (SNM), no Memorial Coruripense, promovida pela Secretaria de Cultura. Exibição de documentário, concerto musical, apresentação de ballet, exposição, roda de conversa e palestras fizeram parte da programação do evento, que começou no dia 13 de maio.

O evento aconteceu no Memorial Coruripense, um dos museus mais importantes de Alagoas. Apesar de aberto a toda população, o principal público alvo da Secretaria de Cultura (Secult) é a comunidade escolar, que compareceu com entusiasmo a SNM.

“Nos primeiros anos em que comemoramos Semana Nacional de Museus, algumas escolas não entendiam bem a proposta e não demonstravam muito interesse em participar. Hoje não, após o trabalho educacional, de conscientização e respeito que desenvolvemos ao longo dos anos sobre a importância dos museus, turmas de várias escolas do município estiveram presentes para prestigiar o evento”, ressaltou Luzia Coelho, chefe de gabinete da Secult.

Em comparação com edições anteriores, o número de participantes, que passaram de mil, superou as expectativas não só pela quantidade, mas também pela interação das pessoas que compareceram, conforme explicou Coelho.

No memorial se apresentaram a Orquestra Municipal de Câmara, o grupo de Ballet Municipal de Coruripe, uma roda de conversa com o ex-prefeito de Coruripe João Beltrão e uma palestra com a professora Maria José Oliveira, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), que abordou sobre a temática da edição desse ano.

Com o tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, a SNM é promovida nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Coruripe, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) vem realizando, tradicionalmente, desde a primeira edição.