Prefeitura de Coruripe recebe prêmio de gestão de aprendizagem

Na última quinta-feira (23) foi dia de celebrar os excelentes resultados que Coruripe tem na educação. O prefeito Joaquim Beltrão Siqueira e o secretário de Educação Artur da Rocha receberam, durante o XI Fórum Estadual da UNDIME-AL, o Prêmio Municipal de Gestão da Aprendizagem – IDEB/2017, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL).

O evento, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), tem como objetivo debater sobre a oferta do ensino e as políticas educacionais do estado de Alagoas e do país. Já a premiação é concedida aos municípios que atingiram as metas estabelecidas por meio do regime de colaboração estado/município para a melhoria da aprendizagem.

Os resultados da educação pública de Coruripe, de fato, são surpreendentes e já se tornou referência no estado e no Brasil. Na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em 2017, o município teve nota 8,5 nas séries inicias e 6,3 nas séries finais.

Mas o resultado mais impressionante ficou com a Escola de Educação Básica Vereador José Wilson, localizada na zona rural, que tirou a impressionante nota 9,9 no IDEB, a melhor entre todas as instituições de ensino fundamental inicial avaliadas pelo indicador. Um recorde, bem acima da média nacional, que foi de 5,8 no ano de 2017.

Segundo Carlos Rubens Araújo, dirigente municipal de educação de Dois Riachos (AL) e presidente da Undime/AL, Coruripe tem feito um trabalho extraordinário. “Coruripe é um espelho para nós, que tínhamos antes todas as notas do IDEB lá em baixo. É gratificante para nós e motivo de orgulho entregar essa premiação ao prefeito Joaquim Beltrão e o secretário Artur, por esse primeiro lugar que é na educação de Alagoas”, destacou.

Durante a solenidade de entrega da premiação, o prefeito Joaquim Beltrão dedicou a conquista a todos que fazem a educação de Coruripe avançar cada vez mais. “Os nossos professores, alunos e todos que fazem a educação estão tendo sucesso e conseguindo resultados impressionantes. E conseguir resultados significa que tudo isso está chegando ao aluno. Você ter um financiamento da educação é importante, mas mais ainda é que chegue aos alunos. Se fala muito em educação, mas não se fala muito nos resultados. Então o município de Coruripe é um exemplo e espelho para todo o estado”, concluiu o prefeito.