Dia 18 de maio Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O dia 18 de maio foi a data escolhida para celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O Dia foi instituído por profissionais da saúde mental fartos do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde.

De acordo com a diretora do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Coruripe, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, Alice Carvalho, esse dia defende a ampliação e o fortalecimento dos serviços públicos locais que atendem as pessoas com sofrimento psíquico e suas famílias.

“O CAPS é uma peça fundamental no atendimento dessa população, realizando acompanhamento clínico e reinserindo socialmente essas pessoas através do acesso ao lazer, trabalho e fortalecimento dos laços familiares” explicou Alice.

No mesmo sentido, Wilson Joaquim coordenador do Núcleo de Promoção a Saúde (NUPS) falou “O objetivo deste dia é divulgar o tratamento psiquiátrico, que torna os atendimentos mais humanizados. O Caps veio para cuidar dos usuários e tirá-los das prisões que são alguns hospitais psiquiátricos”, afirmou o coordenador.

Em alusão a data, os usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Coruripe participarão de um passeio que visa incentivar o diálogo sobre a saúde mental e sensibilizar familiares e a população a entender a luta.