17ª Semana Nacional de Museus tem início no Memorial Coruripense

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (13) a abertura da 17ª Semana Nacional de Museus (SNM), no Memorial Coruripense, com uma palestra e exibição de documentário sobre o tema da edição desse ano: “museus como núcleos culturais – o futuro das tradições”. Na plateia, estiveram presentes os alunos da Escola Municipal Liege Gama Rocha.

A SNM é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) vem realizando tradicionalmente, desde a primeira edição, uma série de ações culturais na cidade em alusão ao evento de âmbito nacional.

A programação, que começou hoje e vai até o próximo dia 22, contará com exibição de documentário, concerto musical, apresentação de ballet, exposição, roda de conversa e palestras.

Segundo a chefe de gabinete da Secult, Luzia Coelho, a iniciativa da prefeitura, por meio da pasta, é motivo de felicidade e orgulho. “É uma alegria imensa e orgulho poder participar desse momento de tradição, onde a história de Coruripe é exaltada no nosso memorial, que é um os melhores do estado”, ressaltou.

Para Alan de Oliveira, gerente de fomentação cultural, o tema desse ano simboliza a importância dos museus como núcleos culturais. “São verdadeiros centros de tradição e cultura, onde o novo se une com o antigo. E a nossa semana tem uma participação muito ativa de público todos os anos, com visitantes que vêm de outros lugares e da comunidade local que comparece e prestigia”, conta.

Cerca de 1200 pessoas são esperadas para a 17ª Semana Nacional de Museus em Coruripe. Confira abaixo a programação completa:

13/05/2019 – 9h
ABERTURA – Documentário sobre a 17ª Semana Nacional de Museus
Prof.ª Luzia Coelho (Secretaria de Cultura)

14/05/2019 – 14h
CONCERTO DIDÁTICO – Orquestra Municipal de Câmara
Mastro José Tavares de Cerqueira Neto

20/05/2019 – 14h
AULA ASSISTIDA – Ballet Municipal de Coruripe
Prof.ª Valdyelly Santos Miguel

21/05/2019 – 14h
RODA DE CONVERSA – Tema: “Haja hoje para tanto ontem. E amanhã para tanto hoje”
Convidado: Deputado João Beltrão

22/05/2019 – 09h
PALESTRA – Tema: Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições
Prof.ª Maria José Oliveira (IFAL)