Secretaria de Saúde de Coruripe promove capacitação sobre trauma dental nas escolas

A secretaria municipal de Saúde (SMS) está promovendo nas escolas municipais de Coruripe uma capacitação para professores sobre traumatismo dentário. O objetivo da ação é orientar os educadores sobre primeiros socorros à vítima de trauma dental.

A atividade aconteceu na tarde desta terça-feira (07) na Escola José Buarque da Silva e foi realizada pela dentista Carla Garcia Moura e a auxiliar Rosilene da Silva da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Higino de Carvalho localizada no Bairro Alto do Cruzeiro “em ambiente escolar os traumas dentários podem decorrer de quedas, brigas e em atividades recreativas e esportivas sendo o professor ou monitor responsável pelo primeiro atendimento e sua conduta influenciará o tratamento”, explicou a dentista.

O traumatismo dentário é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como a cárie, como um problema de saúde pública devido a sua alta frequência e seu impacto negativo na qualidade de vida de crianças, adolescentes e também de seus familiares, podendo gerar prejuízos estéticos, funcionais, socioeconômicos e afetar também o comportamento dos indivíduos.