Defesa Civil de Coruripe participa da 1ª Oficina de Proteção e Defesa Civil “Comunicação em Desastres“

A Defesa Civil de Coruripe participou na última semana da 1ª Oficina de Proteção e Defesa Civil “Comunicação em Desastres” com agentes da Defesa Civil dos municípios que fazem parte dos vales do Paraíba e Mundaú. O objetivo do evento que aconteceu no município de Murici é atualizar os participantes com técnicas e instrumentos necessários para a circulação informacional diante de possíveis situações de risco e desastres naturais, como em caso de enchentes, enxurradas e deslizamento de terra.

Segundo Ricardo Pacheco, da Defesa Civil de Coruripe a capacitação, que foi promovida pelas unidades da Defesa Civil de Murici e Atalaia, significou muito “Fomos atualizados a cerca de várias ações de prevenção, preparação, segurança, plano de contingência e logística humanitária em eventos extremos. A Oficina possibilitou uma maior conscientização e capacitação que é fundamental e prioritário para o trabalho da Defesa Civil municipal”, completou Ricardo Pacheco.

Participaram da oficina os coordenadores regionais de Proteção e Defesa Civil dos vales do Paraíba e do Mundaú, Massilon Mendes e Geraldo Anízio Amorim, respectivamente; agentes dos 26 municípios que compõem as duas regiões; a coordenadora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte da UFAL, doutora Sandra Nunes Leite; engenheiro em segurança Maxwel Costa; o coordenador da Sala de Desastres Naturais do Estado, tenente Douglas Barros; e Vinícius Nunes Pinho, meteorologista e diretor da Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh).

O papel da Defesa Civil é coordenar o trabalho de diversos órgãos do governo e da sociedade responsáveis pela resposta e prevenção de catástrofes. Corpos de bombeiros, batalhões da polícia militar, serviços de emergência: todos seguem as orientações da Defesa Civil para atender a população nessas tragédias.