Tradicional festa do Dia do Trabalhador da Pindorama é celebrada

Inaugurações, final de torneio de futebol, homenagens, bingo, missa e apresentações musicais preencheram o 1º de maio de muitas comemorações, ontem, no tradicional Dia do Trabalhador da Cooperativa Pindorama, em parceria com a Prefeitura de Coruripe.

As festividades tiveram início com a vitória do Clube Esportivo Social Pindorama (Cespe), o grande campeão do campeonato René Bertholet, que começou no mês de janeiro. A segunda colocação ficou com Conceição Sport Clube e, a terceira, com o Real Madrid do Botafogo. Além de medalhas e troféus, oito equipes ganharam uniformes personalizados.

A programação seguiu com inaugurações e reformas da fábrica de sucos, posto de gasolina e fábrica de leveduras, todos pertencentes a cooperativa. O presidente da Pindorama, Klécio José dos Santos, destacou a importância do dia, que também marca a data da morte do fundador da cooperativa, René Bertholet. “O 1º de maio tem sido para reafirmarmos o nosso compromisso com a comunidade de criar novidades que impulsionem ainda mais o avanço da cooperativa e, consequentemente, da cidade”, destacou.

Klécio falou ainda sobre a doação de 30 novilhas, melhoradas geneticamente, em parceria com o SEBRAE. “Os animais foram distribuídos para 30 cooperados da Pindorama. Isso irá gerar um impulso e crescimento fantástico na produção e leite. Ano que vem serão 90 e a meta, para os próximos três anos, é atingirmos 180. E isso tudo é possível graças à visão estratégica de uma cooperativa”, informou.

Segundo o secretário de Governo, Maykon Beltrão, as inaugurações demonstram a força do trabalhador do campo. “Nada mais justo do que homenagear essa força do campo, da agricultura familiar, que levam alimentos para nossas mesas”.

Após as inaugurações, a programação da noite foi iniciada com apresentação do grupo Pindorama Musical, com crianças do projeto o Amanhã de Pindorama. Personalidades e instituições parcerias da cooperativa foram homenageadas com a honraria Mérito Cooperativista. Dentre os homenageados, os deputados estaduais cururipenses Marcelo Beltrão e Yvan Beltrão.

Celebrações ecumênicas também marcaram o dia festivo e abençoaram o público presente, com uma mensagem do Pr. Wilton e a missa do Pe. Oliveira. Durante a celebração católica, a vice-prefeita, Dra. Dalva Edith, foi uma das leitoras do texto sagrado.

O prefeito Joaquim Beltrão Siqueira esteve presente e ressaltou a importância do Dia do Trabalhador. “É uma data especial de inaugurações e que a diretoria da Pindorama faz o balanço de suas atividades ao longo do último ano. A prefeitura chega junto também, com a festa e para mostrar o orgulho que tem da cooperativa em ser de Coruripe. Uma cooperativa com tão grande desempenho em atividade social, agrícola, industrial e de geração de empregos. Então, para a prefeitura, é um prazer e orgulho ter a Pindorama, exemplo para o Brasil, na nossa terra”.

Uma das pessoas presentes da festa era o Sr. José dos Santos, que trabalha na cooperativa há mais de 25 anos e estava com a esposa e o filho para comemorar o Dia do Trabalhador. “Tenho muito orgulho da minha história na cooperativa. Tudo o que tenho e sou, a família que construí, devo ao meu trabalho na Pindorama. Não poderia deixar de vir nessa ocasião que é tão especial para todos nós”, contou.

Os festejos, que contaram com uma estimativa de público de 3 mil pessoas – de acordo com a organização do evento -, tiveram ainda distribuição de prêmios por meio de um bingo e foram encerrados com os show das bandas Cavaleiros do Forró e Wellington Costa.