Secretaria de Saúde de Coruripe realiza Capacitação para Agentes de Saúde

A Secretaria de Saúde (SMS), realizou na manhã dos dias 25, 26 e 30 uma Capacitação para os Agentes de Saúde de Coruripe. O objetivo da ação é atualizar os profissionais para novas informações para um melhor atendimento e assistência à população coruripense. O encontro aconteceu no auditório da Adelisco, e foi ministrada por Patrícia Lyanna e Neila Sabino enfermeiras da secretaria municipal de Saúde.

Na oportunidade, os agentes participantes intensificaram suas ações, acerca do trabalho que já executam, como por exemplo, “Cadastro e Mapeamento do Município”, “Atribuições dos ACS, ética no trabalho e trabalho em equipe”, e-SUS entre outros.
Ruth de Cassia Ferreira, agente comunitária de saúde da UBS Vassouras falou “O Agente Comunitário de Saúde é o elo entre a Unidade de Saúde e a comunidade, pois, está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde. Porém, além disso, muitas vezes desempenha papeis de várias profissões como psicólogos, assistentes sociais, professor e graças à visita dos agentes muitas vidas foram salvas, com nossa orientação a pessoa procura ajuda na unidade de saúde e obtém o suporte necessário para seu atendimento”, acrescenta a agente comunitária.

“A capacitação teve exatamente o objetivo de treinar esses profissionais para fortalecer o atendimento à comunidade e, mesmo quem não conhece o agente comunitário, precisa receber bem esta profissional que auxilia e conduz as pessoas para uma vida mais saudável, principalmente no que se trata do atendimento aos idosos e crianças”, comentou a enfermeira Patrícia Lyanna.

No Brasil, atualmente, mais de 200 mil agentes comunitários de saúde estão em atuação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com ações de promoção e vigilância em saúde. O Ministério da Saúde reconhece que o processo de qualificação dos agentes deve ser permanente.