Alunos de escolas públicas de Coruripe acompanham a 4ª análise da qualidade da água do Rio Adriana

KO Instituto Amigos da Natureza (INAN) e SOS Mata Atlântica realizaram na tarde desta segunda-feira (29), a 4ª análise da qualidade da água do Rio Adriana. O evento contou com a presença de professores e alunos das escolas públicas municipais Cláudio Daniel Gama Amorim e Gutemberg Brêda Neto.

Na programação os alunos puderam contar com palestras mostrando a importância da água para a vida e para a produção de alimentos. Num outro momento sob a orientação de Zilma Borges, engenheira de pesca, um grupo de estudantes do INAN interagiram com o público explicando sobre o processo da análise da qualidade da água que iria acontecer.

“O IQA (Índice de Qualidade da Água) foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta visando seu uso para o abastecimento público, após tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA são em sua maioria indicadores de contaminação causada pelo lançamento de esgotos domésticos” lembrou Zilma Borges.
O resultado obtido no monitoramento mostrou que a qualidade água do Rio Adriana está com 37.0 pontos no Índice de Qualidade da Água, ou seja, é considerada boa.

“Esse levantamento demonstra que essas análises são muito importantes não só para o grupo INAN e SOS Mata Atlântica como também para todos diante da importância da água para a nossa sobrevivência e não tem melhor multiplicador dessas informações que este público. Não posso deixar de citar o apoio do prefeito Joaquim Beltrão que assim como nós deseja que os resultados cheguem um dia a ser considerados ótimos”, concluiu o presidente do INAN, Marcos Lima.