Secretário de Finanças fala em rádio sobre o IPTU e a nova forma de pagamento do imposto pelo cartão de crédito

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) esteve em pauta na manhã de ontem (24) na rádio Litoral FM 104,9, no programa Avança Coruripe, apresentado pelo radialista Agapito Santana. Para falar sobre o assunto, a atração contou com a presença do secretário de Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Manoel Estevam.

No próximo dia 30 está encerrado o prazo para o contribuinte que desejar pagar o seu débito do IPTU em cota única, com 20% de desconto. Mas a grade novidade trazida pelo gestor da pasta é referente a uma nova forma de pagamento e pioneira no estado de Alagoas: cartão de crédito.

Agora a população terá a opção de quitar o seu IPTU em até 12x e com valor de conta única. Ou seja, se, por exemplo, a quantia do imposto for de R$ 100 e o contribuinte fizer o pagamento pelo cartão de crédito em 12 prestações, com o abatimento de 20%.

“É uma grande vantagem para o cidadão de Coruripe. Pelo boleto, pode parcelar em até 5x, sendo que em muitas prefeituras só é possível até três. Esperamos que com essa nova opção de pagamento facilite a vida da população e ofereça melhores condições de quitação do IPTU”, ressaltou o secretário.

Os carnês do IPTU foram gerados no mês de janeiro e distribuídos em 100% das residências de Coruripe. Ainda assim, o índice de inadimplência é alto e gira em torno de 90%, conforme destacou Manoel Estevam. “É importante pagarmos nossos tributos em dia e nos conscientizarmos disso. Sabemos que às vezes é difícil para muitas pessoas por diversos motivos, mas a prefeitura está constantemente buscando mecanismos que possam auxiliar o contribuinte da melhor forma, como a opção da quitação do IPTU pelo cartão de crédito, à disposição a toda população cururipense”, destacou.

Uma das consequências do não pagamento do IPTU é a desvalorização do imóvel e a dívida ativa que é gerada. Além disso, o município deixa de receber uma receita importante que é direcionada à saúde, educação, infraestrutura, transporte e demais áreas do município beneficiadas com o imposto.

Para pagar com o cartão de crédito, o cidadão deverá se dirigir até a Coordenadoria de Tributos, localizada na praça Dr. Lima Castro, anexo ao prédio da prefeitura. Basta apenas apresentar o carnê do IPTU. As outras opções de pagamento são via boleto bancário e carnê.