Secretaria de Saúde promove Abril Verde na Agência Banco do Nordeste

A secretaria de Saúde (SMS) promoveu na manhã de ontem (16), na Agência do Banco do Nordeste em Coruripe um momento dedicado à discussão e a conscientização acerca da questão da saúde mental, segurança e importância da prevenção de riscos no ambiente de trabalho.

A ação contou com a equipe da SMS de Coruripe que realizou algumas atividades a primeira delas foi um alongamento realizado pelo profissional de educação física Maycon Rafael, depois houve uma palestra ministrada pela psicóloga Carolina Lessa, no momento seguinte teve verificação de glicemia capilar pela enfermeira Verônica Maria Vieira.

Segundo o gerente geral da agência do banco do Nordeste aqui em Coruripe “A proposta para ação é fazer com que os colaboradores percebam a importância da atenção à saúde mental, tendo em vista que trabalhamos com o público e recebemos esses clientes às vezes com problemas como ansiedade e estresse e isso de certa forma mexe com a gente, fora o nosso próprio dia a dia que pode contribuir com falhas no ambiente laboral e acidentes de trabalho. Pensando nesse contexto é que estamos com o foco na saúde mental do trabalhador e fizemos essa parceria com a secretaria municipal de Saúde”, disse Allysson Palladino gerente geral do Banco do Nordeste.

“A iniciativa se mostrou necessária, pois, ao longo dos anos, os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. São quase quatro mil mortes, por ano, em decorrência de acidentes dessa natureza”, lembrou Wilson Joaquim coordenador do Núcleo de Promoção a Saúde.

HISTÓRICO – No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei n° 11.121 criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O verde foi escolhido por ser a cor que representa a segurança no local de trabalho.