Equipe da Defesa Civil de Coruripe instala pluviômetro na Aldeia Planalto

A prevenção é a melhor forma de evitar tragédias, antecipando-se à situação, a Prefeitura de Coruripe através da Defesa Civil e secretaria de Agricultura instalou na Aldeia Planalto no Distrito Pindorama um pluviômetro.

A ação faz parte do projeto do Governo Federal “Pluviômetro na Comunidade” que é uma parceria entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração Nacional (MI).

“Estamos com uma medição em todo território do Município, pois, temos uma parceria com a Usina Coruripe que possui uma média de 11 torres medindo essas precipitações. Esses pluviômetros são de extrema importância principalmente para a área rural, onde mede a quantidade de chuvas que cai nesse local”, disse Ricardo Pacheco da Defesa Civil.

Agora, Coruripe conta quatro pluviômetros instalados nas seguintes localidades dois em Pindorama e os outros em Coruripe Centro e em Barreiras.

O que é e para que serve?

O pluviômetro é um reservatório usado para recolher e medir a quantidade em milímetros chuva, granizo, orvalho, garoa ou neve durante um determinado tempo e local.
Com ele, é possível saber, por exemplo, a quantidade de água que caiu em determinado período e acompanhar essas medidas durante um tempo. Também é possível saber as médias das chuvas no decorrer dos meses e anos, ajudando a identificar períodos chuvosos e de estiagens, apontando riscos de secas e inundações.
Fonte: http://blog.instrusul.com.br/o-que-e-um-pluviometro/