5º Recital de Páscoa é realizado na Biblioteca Municipal

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, aconteceu na tarde desta última terça-feira (16), na Biblioteca Municipal de Coruripe, a 5° edição do Recital de Páscoa. O evento tem como objetivo celebrar a ressurreição de Cristo e renovar a fé e esperança dos cidadãos coruripenses.

O recital teve início com a fala da secretária Tereza Beltrão, que destacou importância do evento. “Além de celebrar Cristo, o recital busca também difundir eestimular os alunos a ouvirem música erudita. A partir do momento que a comunidade do município passa a ter contato com essas canções, muitos chegam a pesquisar e até se entusiasmam a participarem dos nossos projetos”, destacou a gestora.

Um dos projetos é a Orquestra Municipal de Câmara, que existe há cerca de seis anos e que forma jovens instrumentistas. Atualmente, o projeto conta com 18 alunos e quatro estiveram presentes no evento, com violinos e violoncelos fornecidos pela própria prefeitura. No repertório, canções clássicas de artistas atemporais como Beethoven, Mozart, Bach, entre outros, abrilhantaram o evento.

Na plateia, estudantes e professores do Centro Educacional de Coruripe (CEC), Centro Educacional Profissionalizante e Técnico Maria Alice Beltrão, Escola Municipal Gutemberg Breda Neto e Escola Estadual Djalma Barros Siqueira, estiveram presentes. Para a maioria dos alunos, era a primeira vez que estavam assistindo de perto um recital de músicas eruditas.

Foi o caso do estudante Luiz Gustavo, aluno do CEC e que está no 2º ano do ensino médio. Para ele, o evento foi uma boa iniciativa da Secretaria e toda comissão organizadora. “O projeto faz com que não só pessoas que não tenham conhecimento sobre música se interessem, mas como também outrasque são familiarizadas venham apreciar o projeto. Apesar de ser músico instrumentista, violonista e cavaquinhista, estou conhecendo agora essas músicas e estou gostando”, destacou.

Outra aluna que compareceu foi a Nadja Teixeira, do 1º ano do ensino médio do Centro Educacional Profissionalizante e Técnico Maria Alice Beltrão. “A apresentação aqui está sendo muito emocionante, com belas músicas de séculos passados. Despertou em mim, inclusive, a vontade de aprender a tocar violão”, revela entusiasmada com o recital.

Segundo a professora Verônica Lins, do CEC, não é todo dia que existe a oportunidade de ouvir música de qualidade. “Quando eu estava em sala, antes de trazer os alunos, deixei claro para eles que iríamos participar de um momento em que não estamos acostumados a vivenciar no nosso país. A qualidade da música está sendo apresentada mostra que Coruripe vem trilhando bons caminhos pautados no bom gosto e enriquecendo a nossa cultura”, analisou a educadora.

Um dos momentos mais emocionantes do Recital de Páscoa aconteceu no final, quando os estudantescantaram, juntamente com a maestra e preparadora de vocal Elisangela Leandro, do projeto Vozes de Coruripe, a música Hallelujah. “Para mim foi gratificante. Vê-los cantando assim, diante de tantas agonias que existem no nosso país, me incentiva cada vez mais querer continuar esse trabalho com eles na cidade”, conta.

Essa é a 5ª edição do Recital de Páscoa promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, que já aconteceu em outros locais da cidade, como na igreja e no Instituto Federal de Alagoas de Coruripe nos anos anteriores.