Prefeito Joaquim Beltrão reúne secretários e representantes das pastas para avaliar o primeiro ano da coleta seletiva no município

O prefeito Joaquim Beltrão reuniu na tarde da última quinta-feira (31), no auditório da Secretaria de Educação os secretários municipais envolvidos no Projeto Coleta Seletiva, representantes de algumas pastas e da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis São José (Ascamare). O objetivo foi avaliar o primeiro ano da implantação da Coleta Seletiva no munícipio e também traçar o planejamento para 2019.

Diversas ações foram realizadas ao longo desse primeiro ano de atividade, palestras e capacitação para os catadores da Ascamare, ações educativas nas escolas e nas ruas e divulgação da temática nas rádios locais e redes sociais, todas como forma de sensibilizar a população sobre essa questão tão importante para todos.

“Essa ação é essencial para as famílias que dependem da renda gerada pela Coleta Seletiva, mas em especial traz um resultado muito positivo no que diz respeito a preservação do meio ambiente e dos nossos recursos naturais, temos compreender que separar o nossos resíduos é dever de todos”, completou o prefeito Joaquim Beltrão.

A Ascamare começou recolhendo em média 4 mil quilos de material reciclável por mês e hoje com o trabalho de divulgação e sensibilização recolhe cerca de 15 mil quilos ao mês. Um número que ainda pode ser melhorado se a comunidade abraçar a causa da coleta seletiva com compromisso e responsabilidade pelo meio ambiente.

Em Coruripe já existem dois Pontos de Entrega Voluntária de Coleta Seletiva, localizados na Rua Hélvio de Castro Reis, no bairro Vassouras e no prédio do Antigo Mercado Público, na Praça Geraldo Rolemberg Lessa, Centro da Cidade. Os espaços recebem materiais como: plástico, vidro, papel, papelão, metal e ferro.