Secretaria de Saúde realiza Campanha dedicada aos 30 Anos do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

A Secretaria de Saúde de Coruripe realizou durante toda a manhã do último sábado (01), no Mercado Público Municipal um importante evento, dedicado aos 30 Anos do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. O Núcleo de Promoção à Saúde (Nups) através do Projeto Avança Saúde, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou testes rápidos com a população para detecção da doença.

Em 2018, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS completa 30 anos. Instituída pela Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde como uma forma de combater o preconceito e a desinformação que havia em torno do tema, a data de 1º de dezembro ainda hoje é marcada em todo o mundo.

Para Wilson Joaquim, coordenador do Núcleo de Promoção a Saúde (NUPS), esse dia reforça as campanhas e atividades que alertam a população sobre contágio e prevenção ao HIV/Aids. “É necessário intensificar as ações de prevenção e combate”, destacou o coordenador.

Além dos testes, aconselhamento e conscientização ao grande número de frequentadores do Mercado Municipal sobre a importância de prevenção houve também distribuição de camisinhas e panfletos.

Estima-se que, atualmente, 75% das pessoas que vivem com o vírus no mundo conheçam o seu estado sorológico. A meta da ONU, até 2020, é elevar esse índice para 90%, e que pelo menos 90% dessas pessoas (que têm conhecimento do seu estado) recebam tratamento adequado.

Saiba mais em: http://www.aids.gov.br