Representantes do Poder Público Municipal e Sebrae apresentam relatório de acompanhamento a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis São José

Na manhã de quinta-feira (01), no antigo prédio do Mercado Público representantes da Secretaria de Indústria, Comércio, Economia Solidária, Pesca e Aquicultura, Secretaria de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher, Gabinete da Vice-Prefeita, Sebrae e Instituto Amigos da Natureza-BGEA/INAN, juntamente com representantes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis São José (ASCAMARE) participaram de uma reunião onde foi apresentado um relatório com informações sobre aspectos operacionais, a serem percorridos para o alcance das metas a partir de estudos e levantamentos realizados ao longo do acompanhamento do Sebrae com a ASCAMARE.

Para o consultor do Sebrae, Jefferson Cunha, “a associação tem muito a caminhar não adianta querer tudo ao mesmo tempo. O processo grupal vivenciado pelos associados tem que buscar conhecer o projeto coletivo enquanto grupo, bem como seu trabalho através do exercício da autogestão”, concluiu ele.

O presidente da ASCAMARE, José Barreto falou. “Esse acompanhamento veio em boa hora, pois nossa associação passou e passará por grandes melhorias”, enfatizou. Ele acrescenta ainda que, com o tempo a população vai entendendo cada vez mais a importância que os catadores têm para o meio ambiente.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é fundamental para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Em Coruripe já existem Pontos de Entrega Voluntária de Coleta Seletiva, na Rua Hélvio de Castro Reis, no bairro Vassouras e no prédio do Antigo Mercado Público, na Praça Geraldo Rolemberg Lessa, Centro da Cidade. Os espaços recebem materiais como: plástico, vidro, papel, papelão, metal e ferro.