Secretaria de Cultura promove palestra referente à Campanha Outubro Rosa

A secretaria de Cultura de Coruripe promoveu na tarde de ontem (31), uma palestra em alusão ao Outubro Rosa. A palestra aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Dr. Luiz Reis Ramalho e contou com a presença de representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social, do Trabalho e da Mulher, gerência do Turismo e comunidade local.

A programação iniciou-se com as boas-vindas ao público dadas pela secretária Thereza Beltrão que disse, “a função da biblioteca além de acolher leitores também é promover a divulgação de assuntos importantes como é o Outubro Rosa um movimento mundial sobre a prevenção do câncer de mama” afirmou, reforçando em seguida a importância e o papel da população na causa.

Dando continuidade a programação houve um momento de relaxamento com a professora de dança, Cristina Ramalho em seguida a palestra foi conduzida por D. Luzia Coelho falando sobre a história do Outubro Rosa que é um movimento popular mundial. O nome, afirmou, “faz alusão à cor rosa do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e um estímulo à participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos e em 1990, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços rosas aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e a empresa de cosméticos Estée Lauder criou o laço rosa, difundindo o símbolo.”

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

Praticar atividade física regularmente;

Alimentar-se de forma saudável;

Manter o peso corporal adequado;

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

Amamentar.