Secretaria Municipal de Meio Ambiente convida Escolas do Município para serem parceiras no Projeto Amigos da Natureza

Na manhã da última quarta-feira (10), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), visando estimular a preservação ambiental, de forma sustentável e ainda estimular a geração de emprego e renda visitou algumas unidades escolares do município convidando-as para serem parceiras no Projeto Amigos da Natureza.

“A preservação do meio ambiente se tornou uma prioridade mundial, o projeto pretende mobilizar estudantes, profissionais do segmento gastronômico, comerciantes e a população para a questão da responsabilidade sócio-ambiental, promovendo conceitos de educação ambiental. Vamos ampliar o processo de coleta do óleo que já existe há mais de um ano para as escolas também e todo óleo arrecadado vai ser revertido a AMAB onde estaremos na prática trabalhando a parceria “inclusão social – meio ambiente.  A ideia é retirar cerca de dois mil litros de óleo que estão indo contaminar o lençol freático, entupindo esgotos, sistema sanitário tudo com foco no educacional”, finalizou Dorgival Macena, coordenador do projeto.

A Associação de Moradores e Amigos de Barreiras – AMAB produz material de limpeza e a prefeitura municipal é parceira através do Projeto Amigos da Natureza, a secretaria recolhe o óleo nas residências e doa ao projeto, para que esse resíduo não polua o meio ambiente e ainda fortalece a geração de renda na comunidade.

As escolas visitadas no primeiro momento foram Escola Estadual Inácio de Carvalho e Escola Municipal de Educação Básica José Buarque da Silva.

A gestora da Unidade de Ensino, Escola Estadual Inácio de Carvalho, Rosykeila Rogério disse, “Nossos adolescentes necessitam despertar a consciência sobre reciclagem e sustentabilidade, podemos e aceitamos colaborar com este projeto que será uma integração estado-município”, enfatizou ela.

Érina Lúcia gestora da Escola José Buarque da Silva, falou “as crianças são os melhores multiplicadores e a partir de ações simples como esta que elas participam, sensibilizam suas famílias e possivelmente acontece uma mudança de hábito na sociedade”, completou Érina.

A proposta será a promoção de gincanas nas escolas, incentivando a educação ambiental dos alunos relacionada ao Meio Ambiente, com a coleta o óleo.