Agosto Dourado tem Ação de Encerramento no Poxim em homenagem aos 300 anos do Distrito

A Secretaria de Saúde, por meio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), em parceria com o Programa Crescer Saudável, realizou na manhã da última quinta-feira (30), ações de promoção, proteção e apoio a amamentação, em comemoração ao Agosto Dourado no Distrito Poxim que foi escolhido para finalizar a Campanha como uma forma de homenagear as mães e o Distrito pela passagem dos seus 300 anos.

O evento começou com as Boas Vindas dadas pela enfermeira Maria Rita de Freitas da USF José Brasil Ramalho, depois, a assistente social, Wedja Gustavo realizou uma dinâmica para a assimilação do conteúdo com as mamães. Em seguida, a fisioterapeuta Sheilla Andressa ensinou exercícios que melhoram a circulação e a postura das gestantes, já o psicólogo Célio Silva falou sobre o vínculo estabelecido pela criança com as mães que servirá de base e, muitas vezes, determinará a maneira como ela vai lidar com as pessoas no trabalho, no amor e nas amizades e a nutricionista Risoneide Vasconcelos destacou que o padrão ouro da alimentação é amamentação, o lema é “amamentar é pra toda vida”, enfatizou.

Durante as conversas foi notável o interesse das participantes pelos assuntos expostos, elas interagiam na dinâmica e quando perguntadas respondiam com eficácia a cada ponto conversado. Encerrando os trabalhos um lanche foi oferecido às mães e as futuras mamães enquanto a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) Praia fazia a distribuição de kits de higiene e sorteio de brindes.

O “Agosto Dourado” é uma campanha do Ministério da Saúde, que vivencia o mês do aleitamento materno, enfatizando a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e complementado até dois anos ou mais, por isso a cor da campanha, já que o leite materno é considerado padrão ouro para a promoção da saúde infantil.

Complementando o trabalho a Coordenadora do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição do Município e responsável pelo Projeto Crescer Saudável nutricionista Risoneide Vasconcelos, falou sobre a Campanha. “O Agosto Dourado teve início no primeiro dia do mês e todas as Unidades Básicas de Saúde de Coruripe passaram por essa ação sempre contando com o apoio de equipes que se empenharam com entusiasmo para essa promoção de incentivo e orientação às mães sobre a importância desse alimento nos primeiros dias de vida da criança”, concluiu ela.