Facilitar a vaga de emprego e entender as necessidades das empresas é também a proposta do SINE Coruripe

O SINE Coruripe além de otimizar a emissão da Carteira de Trabalho Profissional e Social (CTPS) para o cidadão também o apoia no processo de seleção e recrutamento. Esse serviço de intermediação entre empresários e candidatos a vagas de emprego é gratuito.

Segundo a gerente do posto, Manuela Beltrão apesar do SINE ser procurado por pessoas com nível superior a mão de obra desqualificada ainda atrapalha no momento da contratação, é preciso que a população busque cada vez mais se aperfeiçoar investindo em cursos. Na oportunidade a gerente convida as empresas a procurarem o SINE Coruripe no momento em que for realizar um processo seletivo, ela lamenta que a demanda ainda seja pequena.

Uma boa opção para quem deseja aprender como se portar durante uma entrevista de empego e como elaborar um currículo é participar de uma das muitas oficinas oferecidas pelo SINE como, por exemplo, a Oficina Primeiro Emprego. O empresariado local ou o setor público que desejar algumas destas palestras sobre orientação profissional para o mercado de trabalho basta ir ao SINE e solicitar um agendamento.

O SINE Coruripe dispõe de serviços gratuitos como emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entrada no seguro-desemprego, cadastro no sistema para encaminhamento a emprego, consulta do seguro da pesca, consulta do extrato do trabalhador (CNIS) entre outros. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira por ordem de chegada, sendo 10 senhas para carteira de trabalho e 20 para seguro-desemprego, entregues diariamente, os outros serviços não precisam de senhas.

Documentação necessária para dar entrada na primeira via da CTPS são: carteira de identidade (RG), certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência. Caso o trabalhador seja casado, é preciso apresentar a certidão de casamento.

Para a emissão de segunda via da carteira de trabalho, em caso de perda ou roubo, é necessário levar ao posto de atendimento toda a documentação exigida, além do boletim de ocorrência e o cadastro do INSS ou espelho do PIS contendo o número, a série e a data de emissão da carteira antiga.

Caso o cidadão queira apenas uma segunda via, ele precisa apresentar a primeira via da carteira de trabalho, carteira de identidade (RG), certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência com CEP cadastrados nos correios e certidão de casamento.

Serviço:

SINE Coruripe

Praça Dr. Lima Castro, 45, Centro.