Estudo aponta Coruripe como o município com maior desenvolvimento de Alagoas

Coruripe é a cidade que mais se desenvolve no estado de Alagoas, foi o que apontou um estudo divulgado pela Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal 2018(IFDM), o município localizado no litoral Sul de Alagoas tem pontuação de 0,7731. No ano passado, a cidade ocupava a segunda posição no estado.

Para compor o índice que vai de 0 a 1, que tomou como base o ano de 2016, foram apurados dados oficiais sobre saúde e educação básicas, como número de matrículas escolares e mortalidade infantil, além das taxas de emprego e renda média dos trabalhadores.

De acordo com o estudo, Coruripe alcançou índice 0,8410 em educação e 0,8114 em saúde – ambos considerados altos. No quesito emprego e renda, a nota do município ficou com índice 0,6668. Coruripe se posicionou no topo deixando polos de desenvolvimento como Arapiraca com 0,6967 e a capital Maceió com 0,6918 para trás, em 4º e 5º lugares respectivamente.

O prefeito Joaquim Beltrão falou sobre o resultado do estudo. ” Coruripe é  o município de Alagoas com maior desenvolvimento, segundo o estudo realizado pela Firjan, isso é motivo de muito orgulho para todos que fazem a prefeitura municipal. Esse resultado deve-se a aplicação correta do dinheiro público em áreas como: saúde, educação e geração de emprego e renda. Vamos continuar trabalhando duro para que nossa cidade avance cada dia mais,” enfatizou o prefeito.

Entre os 5.471 municípios monitorados pelo IFDM Brasil, Louveira, no interior de São Paulo, se manteve na liderança pelo segundo ano consecutivo, com 0,9006, a única a registrar índice acima de 0,9.                                                                                                                                                                                                                                                                       –                                                                            Coruripe é a primeira cidade alagoana e no país está na posição 750. A capital, Maceió no ranking geral está na posição 2.317.

Já o último colocado na posição 5.471, está Ipixuna, no Amazonas, que apresentou pontuação de apenas 0,3214, influenciada pela pior nota em Saúde, devido à falta de atendimento básico de qualidade.

O índice

O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.