Representante da Secretaria de Cultura de Coruripe participa de evento nacional sobre Bibliotecas, no Rio de Janeiro

O Gerente de Fomentação e Difusão Cultural da Secretaria de Cultura de Coruripe, Alan Oliveira participou entre os dias 14 e 18 de maio do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, que aconteceu no Rio de janeiro. O evento foi realizado pela organização social Recode e reuniu cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil.

A ação faz parte do programa Conecta Biblioteca, realizado em parceria com a Caravan Studios, com o objetivo de estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas. O Encontro reuniu pela primeira vez, profissionais das bibliotecas selecionadas nas duas etapas da iniciativa: em 2017, foram 92 participantes e, em 2018, outros 108.

A programação do evento buscou compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraía especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Os participantes foram capacitados nas áreas de pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e articulação.

“Fomentar políticas públicas culturais de incentivo às artes e a literatura é um trabalho que a Prefeitura de Coruripe já vem desempenhando com maestria por meio da Secretaria de Cultura, dessa forma, o Programa Conecta Biblioteca agregará valores às atividades desenvolvidas pela Biblioteca Pública Municipal Dr. Luiz Ramalho dos Reis, pois a partir do momento em que passarmos a ver a biblioteca como agente de transformação social, poderemos atingir um maior número de usuários e proporcionar uma melhor qualidade de vida para nossa comunidade”, disse Alan Oliveira.

Sobre a Recode

A Recode é uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia. Com mais de 20 anos de atuação em tecnologia, formação de redes e cidadania, a organização atua em parceria com bibliotecas, escolas públicas e instituições comunitárias para formar uma grande rede que promove uma nova consciência e gera oportunidades aos jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social. A organização faz parte de uma rede presente em sete países e já impactou até hoje mais de 1,7 milhão de vidas.