Coruripe comemora 126 anos de Emancipação Política

Ontem (16), a cidade de Coruripe completou 126 anos de emancipação política e a Prefeitura Municipal preparou um dia inteiro de programação para os coruripenses e visitantes. Começando às 5h da manhã, no Centro da cidade com a salva de fogos e o alvorecer musical. Ainda pela manhã o hasteamento das bandeiras e os parabéns à cidade reuniram autoridades, alunos e a comunidade na Praça Paulo Nunes, no Distrito do Poxim, o momento foi realizado na localidade em virtude da comemoração do tricentenário do Poxim em 2018.

Centenas de pessoas saíram de suas casas para prestigiar o desfile cívico, que este ano teve como tema: Poxim, 300 Anos de História.  O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Joaquim Beltrão, a vice-prefeita Drª Dalva Edith, o deputado Federal Marx Beltrão, secretários municipais, vereadores da cidade, o pároco de Jequiá da Praia, Padre Alex Oliveira, o pároco de Pindorama, Padre Oliveira além da comunidade em geral.

O dia de comemorações foi encerrado com a final da II Copa da Emancipação, que aconteceu no ginásio poliesportivo José Márcio Lessa, no bairro Vassouras. O último jogo da copa foi entre as equipes TC Web e Bayer Coruripense, onde a primeira equipe citada ganhou por 2×0 e se consagrou campeã do torneio.

“É uma imensa alegria fazer parte de um momento tão especial para Coruripe. Sou grato a Deus por me dar o discernimento necessário para conduzir nossa cidade em meio a tantos desafios.  Desejo que continuemos assim, evoluindo a cada dia”, finalizou o prefeito.

Um pouco da história de Coruripe

Os índios antropófagos Caetés foram seus primeiros habitantes, o local também sofreu influências culturais dos portugueses e holandeses. O rio Coruripe, chamado Cururuji pelos Caetés, originou o nome do município.

Nascida à povoação de Coruripe em consequência da elevação de uma capela e localizada num vale muito próspero, começou a ter desenvolvimento maior do que o da vila de Poxim, a que estava subordinada. Coruripe começou a se desenvolver e prosperar em meados do século XIX.

A vila de Coruripe foi criada pela Lei nº 484 de 23 de julho de 1866, para o qual passou a sede do município, com a denominação de Coruripe. Foi desmembrado do seu município apenas o povoado de Poxim, porém, em 1891, foi novamente anexado a Coruripe pela resolução nº 393 de 31 de maio de 1904 e partilhado, também, entre os municípios de São Miguel dos Campos e Junqueiro.