Audiência Pública realizada pelo MPE/AL discute Segurança Pública em Coruripe

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) realizou na tarde de ontem (06), uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Coruripe, que discutiu a Segurança Pública no município. Na pauta, a implantação do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) na cidade e a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública.

A ação foi idealizada pelo MPE através do procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e pelo diretor do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP), José Antônio Malta Marques, e apoiada pelas promotoras de justiça Hylza Paiva Torres e Gilcele Dâmaso, que atuam em Coruripe e pelo prefeito Joaquim Beltrão.

Segundo o secretário em exercício de Segurança Pública do Estado, Manoel Acácio Júnior, Coruripe receberá uma unidade do CISP tipo II até meados de 2018, uma estrutura que integrará as policiais civil e militar com oito viaturas e mais de 20 policiais diariamente nos plantões.  Será criado também o Conselho Municipal de Segurança Pública, que tem por finalidade discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas de segurança no município desenvolver campanhas educativas e buscar a integração e a cooperação entre as autoridades locais voltados à segurança pública.

O prefeito Joaquim Beltrão falou da importância da audiência, “reunir autoridades da área de segurança pública e a sociedade, para juntos discutirmos ações assertivas para o município é fundamental. O Cisp irá resgatar a autoestima do nosso povo, trazendo mais segurança e alivio. Nossas ações de combate à violência enquanto órgão municipal são preventivas, realizadas em conjunto pelas secretarias de educação, esportes, cultura, assistência social e saúde dão aos nossos jovens a oportunidade de participarem de diversos projetos e buscarem seus espaços longe da criminalidade” encerrou o prefeito.