Câncer de Mama e Colo de Útero são temas de palestra na Unidade Básica de Saúde do Barro Preto I

A Unidade Básica de Saúde da Família (UBS) do Barro Preto I, em funcionamento na unidade Israel Dutra, na Ilha das Cobras realizou na manhã de hoje (06), uma palestra sobre prevenção ao Câncer de Mama e de Colo de Útero.

A enfermeira da UBS, Nyara Almeida falou da importância de realizar o autoexame da mama e de manter o exame de citologia sempre em dia para evitar sustos. Ela ensinou ainda a forma correta de realizar o autoexame e tirou dúvidas das participantes.

“Momentos como esse são muito importantes para aproximar a comunidade do serviço de saúde e também para conscientizar a população que a prevenção tanto do câncer de mama quanto de colo de útero é o melhor remédio”, enfatizou a vice-prefeita, Dra. Dalva Edith.

A ação reuniu cerca de 50 mulheres da localidade, além de funcionários da Unidade, o secretário de Governo, Maykon Beltrão e convidados.  Ao final do evento foi realizado sorteio de brindes e todos participaram de um lanche.

Sobre o Câncer de Mama

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve nos seios. Todo câncer é caracterizado por um crescimento rápido e desordenado de células.

Sintomas

O câncer de mama inicialmente é assintomático. As formas mais fáceis de se descobrir logo no início são por exames como mamografia, ultrassom ou ressonância magnética. O exame de toque também é importante, ao notar qualquer alteração na mama, agende uma consulta médica.

Algumas alterações físicas das mamas podem ser indícios de câncer de mama. Quando há presença destes indícios, é possível que a doença esteja em um nível avançado.  Fique de olho em alguns sintomas:

• Dor ou inversão do mamilo
  • Vermelhidão ou descamação do mamilo ou da pele do      seio
  • Aparecimento de nódulos (caroços) no seio ou na axila, podendo apresentar dor ou não, serem duros e irregulares ou macios e redondos
  • Presença de secreção pelo mamilo, sanguinolenta ou    não
  • Inchaço irregular em parte da mama, que pode ficar quente e vermelha.
  • Irritação ou retração na pele ou aparecimento de rugosidade semelhante à casca de laranja
  • Nos casos mais adiantados, é possível aparecer ulceração na pele com odor desagradável

Um caroço na mama não significa necessariamente câncer. Grande parte dos nódulos mamários são cistos e adenomas benignos. As mamas se modificam naturalmente ao longo do ciclo menstrual, porém, ao notar as alterações e sintomas descritos acima, é essencial ser consultado rapidamente.

Câncer de Colo do Útero

O câncer de colo de útero é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero, região em que ele se conecta com a vagina e que se abre para a saída do bebê ao final da gravidez.

Tipos

Os cânceres de colo de útero normalmente são de dois tipos:

• Carcinomas de células escamosas ocorrem na maioria dos casos e normalmente são ocasionados pela presença do vírus HPV
  • Adenocarcinomas são cânceres de colo de útero menos comuns, mas que também podem aparecer.

Em algumas ocasiões, os dois tipos de células cancerígenas podem estar envolvidos em um só caso de câncer de colo de útero.

Causas

O câncer de colo de útero usualmente ocorre quando há uma mutação genética nas células da região, que começam a se multiplicar de forma descontrolada.