Reunião sobre a implantação da coleta seletiva em Coruripe é realizada na sede da Adelisco

A Prefeitura Municipal de Coruripe e Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Coruripe (Adelisco) realizaram hoje pela manhã (14), na sede da agência uma reunião com os catadores de material reciclável do município. O objetivo do momento foi apresentar aos participantes as ações que constam no planejamento do órgão municipal em relação à implantação da coleta seletiva na cidade, o plano de resíduos sólidos e também ouvi-los para que as ações possam ser executadas de acordo com as necessidades específicas.

Participaram da reunião o secretário de Indústria, Comércio e Economia Solidária, Pesca e Aquicultura e presidente da Adelisco, Manoel Santos, Karla Vasconcelos, representante da Secretaria de Limpeza Pública, Paulo Jorge, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Ana Lúcia Menezes, da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras e Ivanilda Gomes, do Movimento Nacional dos Catadores. Todas as instituições citadas estão empenhadas na elaboração do planejamento da coleta seletiva em Coruripe, que tem previsão para começar dentro dos próximos 90 dias.

Sobre a Coleta Seletiva

Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

A reciclagem

No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

Descarte apropriado de alguns tipos de lixos:

Pilhas, baterias comuns e de celular também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.

Medicamentos não devem ser descartados junto com o lixo orgânico, pois possuem substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água. Algumas redes de farmácias possuem pontos de coleta de medicamentos que não são mais usados. Lâmpadas fluorescentes também necessitam de descarte especial. Em seu interior, uma lâmpada deste tipo possui vapor de mercúrio, gás tóxico, que contamina o ar quando quebrada. Algumas lojas de materiais elétricos e de construção possuem pontos de coletas destes materiais.

Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.

Importância

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.