Dia Nacional da Luta Antimanicomial é lembrado através de caminhada pelas ruas da cidade

Na manhã de hoje (18), a Prefeitura Municipal de Coruripe, através da Secretaria de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial (Caps), promoveu uma caminhada alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é comemorado no dia 18 de maio. Dezenas de pessoas, entre pacientes, seus familiares, funcionários do Centro, da secretaria de Saúde e o secretário municipal de Saúde, Yvan Beltrão percorreram as ruas da cidade exibindo faixas e distribuindo folders educativos.

O objetivo foi divulgar a reforma no tratamento psiquiátrico, que torna os atendimentos mais humanizados, e reforçar a importância da participação da família e da sociedade no acompanhamento dos pacientes.  Essa é quinta edição da caminhada promovida no município e segundo a coordenadora do Caps, Maria Alice Carvalho, o movimento tem sido muito importante na conscientização da sociedade. “O Caps veio para cuidar dos usuários e tirá-los das prisões que são alguns hospitais psiquiátricos”. Afirmou a coordenadora.

“A saúde mental é um direito de todos e as pessoas precisam se conscientizar que os usuários do Caps são cidadãos normais e que devem ser inseridos na comunidade. Só precisam de mais atenção e carinho”. Disse o secretário de Saúde Yvan Beltrão.