SMS inicia campanha de vacinação contra raiva animal nesta sexta-feira, 07

A Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe (SMS) vai iniciar a Campanha de Vacinação Contra Raiva animal. O dia “D” de vacinação é realizado no sábado, 08, porém a campanha começa nesta sexta-feira, 07, com postos volantes visitando os bairros e povoados da cidade.

Os postos com as equipes volantes vão atender localidades distantes do centro, a exemplo de Barreiras, Estiva, Lagoa do Pau, Poxim, Pontal de Coruripe, região de Pìndorama e outros.

A Coordenação de Vigilância em Saúde informou ainda que o período de vacinação se estende até a próxima quinta-feira, 13, com a meta de imunizar mais de seis mil cães e gatos em Coruripe.

Vale ressaltar também que sete equipes com quatorze pessoas estarão trabalhando diariamente – até o final da campanha – para atingir a meta do
município.

Dia “D”

Já no sábado, 08, a SMS Coruripe disponibiliza dois pontos fixos para imunização, das 8hrs:30 às 17hrs.  As equipes da Vigilância em Saúde estarão disponíveis em espaços montados no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro, e na Praça Zequinha Azevedo, conhecida Praça do Branca de Neve, em frente ao Restaurante Garota do Atlântico.

A raiva

A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda.

A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo. A vacina é destinada apenas para cães e gatos em bom estado de saúde, a partir de três meses e não tem contra-indicação.