Formação para Articuladores de Ensino acontece no auditório da Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou ontem (23), em seu auditório a 1ª Formação para Articuladores de Ensino em Coruripe, com o objetivo de compartilhar as ações do programa do governo estadual – Escola 10. Essas ações são direcionadas aos estudantes do ensino fundamental, visando garantir a alfabetização na idade certa, diminuir a distorção idade-série, reduzir o analfabetismo e a evasão escolar.

Segundo a articuladora municipal do programa, Fabiana Rocha, a formação serve para preparar os articuladores, que irão dá subsídios aos aplicadores da 1ª prova diagnóstica, que acontecerá no próximo dia 28, nas redes municipais do estado.

Ressalto o nosso compromisso e parceria com a qualidade da educação em Coruripe, para que assim o município avance cada vez mais na área. Disse o secretário de educação de Coruripe, Artur da Rocha.

Sobre o Programa Escola 10

O programa denominado Escola 10, é uma iniciativa do governo do estado que visa se unir aos municípios para assim garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o Regime de Colaboração entre os dois entes federativos. Ao todo, o programa implica um investimento de R$ 30 milhões.

O programa tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos) e estabelece as seguintes metas: garantir que todos os alunos da rede pública estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental; reduzir os índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série (atraso escolar); melhorar a aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos e aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O Governo vai oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios que fizerem adesão ao programa de forma a implementar as ações acordadas entre ambas as partes.