Equipes do PSF, NASF e Conselho Tutelar debatem sobre projeto da Rede Acolhe “Anjos da Paz”, no Povoado Botafogo

Equipes do Programa Saúde da Família (PSF), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Escola Santa Sofia e do Conselho Tutelar estiveram reunidos hoje (23), para debater sobre projeto Rede Acolhe “Anjos da Paz” no Povoado Botafogo. O secretário municipal de Saúde, Yvan Beltrão, participou da reunião que contou ainda com representantes do Ministério Público Estadual (MPE-AL), além das presenças de Gutemberg Brêda e Tiles Henrique, respectivamente, secretário municipais de Infraestrutura e de Apoio e Desenvolvimento de Pindorama.

A Rede Acolhe “Anjos da Paz”, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), é formada por equipes de assistentes sociais e psicólogos que oferecem orientação e ajuda às famílias e/ou aos dependentes químicos sobre as possibilidades de recuperação.

De acordo com Yvan Beltrão, secretário municipal de Saúde, é importante que o projeto da Seprev seja de maior conhecimento para equipes que trabalham no apoio à saúde da família em Botafogo. “As equipes do Nasf e PSF estão obtendo conhecimento para, junto ao conselho tutelar, orientar adolescentes em situação de vulnerabilidade e levar informações sobre o tratamento terapêutico oferecido pela Rede Acolhe. Os profissionais estão aptos ao atendimento nas residências e buscam, principalmente, prevenir o uso de drogas na comunidade”, comentou Beltrão.

Os “Anjos da Paz” ainda trabalham com serviços de prevenção ao uso abusivo das drogas e encaminhamentos junto aos diversos equipamentos que se  relacionam com o problema e atuam no trânsito dos dependentes e familiares até às comunidades acolhedoras.