Coruripe registra crescente IDEB na rede pública de ensino

A cidade de Coruripe vem registrando um constante crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2005 para 2015 o índice verificado nas séries iniciais (4ª série / 5ºano) aumentou mais de 100%, saindo de 3.1 para 6.5. Já na 8ª série / 9º ano subiu de 2.7 em 2005 para 4.4 em 2015. A meta projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) foi superada nas duas modalidades por Coruripe em 2015, para o 5º ano era de 4.5 e para o 9º de 3.9.

Várias escolas de Coruripe se destacaram no Ideb 2015, são elas; a Escola de Educação Básica José de Carvalho Souza que obteve a nota mais alta entre as escolas da rede publica municipal, 7.8, superando assim mais uma vez a meta projetada pelo Inep que era de 7.4, em segundo lugar ficou a Escola de Educação Básica Vereador José Wilson Melo Nascimento que alcançou a nota 7.4, quando a meta era 5.9, entre outras que também obtiveram resultados satisfatórios.

O que é o Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.