NASF Pindorama realiza atividades recreativas e educativas no Clube da Afusco

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Pindorama realizou ontem (31), no Clube da Afusco atividades físicas e educativas para os usuários das Unidades Básicas de Saúde, dos povoados Botafogo e Santa Terezinha. O grupo com cerca de 40 pessoas, participou de aula de dança, roda de conversa, palestra e de um momento de lazer na piscina do clube.

O NASF é um programa da Secretaria Municipal de Saúde, que tem como objetivo trabalhar a qualidade de vida dos usuários e também a promoção e prevenção à saúde, através de uma equipe interdisciplinar composta por fisioterapeuta, educador físico, psicólogo, assistente social e nutricionista, que atendem não só aos usuários das unidades, mas a comunidade em geral.

Giselma Alcântara, educadora física, falou da importância das atividades realizadas. “Trabalhamos com atendimentos individuais, visitas domiciliares, palestras educativas nas escolas e executamos projetos como; Cuidando do Cuidador, que visa melhorar a qualidade de vida dos funcionários das unidades, além das atividades físicas e educativas abertas à comunidade. Percebo que todas essas ações são de grande importância para a comunidade, pois melhorar a qualidade de vida é refletir diretamente na melhora da saúde e da autoestima dessas pessoas”. Disse ela.

“Participar das atividades desenvolvidas pelo NASF, faz toda diferença em minha vida, antes eu não sabia balancear minha alimentação, era sedentária e já apresentava alguns problemas de saúde causados por esses fatores, mas depois do NASF tudo mudou me sinto mais disposta, me cuido mais e até sinto falta quando não participo das aulas. E hoje para mim é um dia muito especial, pois é a primeira vez que tomo banho de piscina”. Disse Edna Lima, de 36 anos, emocionada.