Coruripe comemora 124 anos de emancipação política

Na última segunda-feira (16), a cidade de Coruripe completou 124 anos de emancipação politica e a Prefeitura Municipal preparou um dia inteiro de programação para os coruripenses na Praça Castro Azevedo. Começando às 5h da manhã com a salva de fogos e o alvorecer musical que já se tornaram tradição. Ao longo do dia, desfile escolar, hasteamento das bandeiras, apresentação de bandas de músicas e fanfarras do município e convidadas, apresentação teatral e no encerramento da festa desfile cívico, que este ano teve como tema, “Olimpíadas: União das Nações”.

Centenas de pessoas saíram de suas casas para prestigiar as atividades. O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Joaquim Beltrão, a vice-prefeita Drª Dalva Edith, a secretária municipal de assistência social, Verônica Rocha, o secretário municipal de educação, Arthur Rocha, o de saúde, Djalma Breda, o pároco do município, Ednaldo Santos, entre outros.

“É com grande alegria que participo dessa festa tão importante para Coruripe e para os coruripenses, nosso município, apesar das dificuldades, tem conseguido enfrentar a crise, e aos poucos vamos alcançando os objetivos propostos em todas as áreas. Desejo que continuemos sempre assim, evoluindo a cada dia”, disse o prefeito.

Um pouco da história de Coruripe

Os índios antropófagos Caetés foram seus primeiros habitantes, o local também sofreu influências culturais dos portugueses e holandeses. O rio Coruripe, chamado Cururuji pelos Caetés, originou o nome do município.

Nascida à povoação de Coruripe em consequência da elevação de uma capela e localizada num vale muito próspero, começou a ter desenvolvimento maior do que o da vila de Poxim, a que estava subordinada. Coruripe começou a se desenvolver e prosperar em meados do século XIX.

A vila de Coruripe foi criada pela Lei nº 484 de 23 de julho de 1866, para o qual passou a sede do município, com a denominação de Coruripe. Foi desmembrado do seu município apenas o povoado de Poxim, porém, em 1891, foi novamente anexado a Coruripe pela resolução nº 393 de 31 de maio de 1904 e partilhado, também, entre os municípios de São Miguel dos Campos e Junqueiro.